A Casa do Povo de Ermesinde foi fundada em 1941 e tem a sua sede na Praça l.º de Maio, na Freguesia de Ermesinde, Concelho de Valongo.

 

Ao longo da sua existência desenvolveu as mais variadas actividades, sendo de salientar as de carácter social, cultural e desportivo, especialmente para os trabalhadores rurais e os de Previdência.                                                     

 

Com o 25 de Abril de 1974 novas perspectivas foram-lhe criadas, sendo hoje a mais vincada a de solidariedade social dedicada à 3.ª idade, através do seu Centro de Dia e a de Serviço de Apoio Domiciliário.

 

O Centro de Dia funciona desde Junho de 1988 e consiste na prestação de um conjunto de serviços e actividades, como as refeições, os trabalhos manuais, teatro, dança, jogos de mesa, ginástica, passeios, etc; permitindo ao idoso ocupar o seu tempo livre de uma forma lúdica evitando o isolamento e exclusão. De momento, usufruem deste serviço 50 clientes, dos 61 aos 88 anos de idade.

 

No ano de 2002 criou-se um Rancho Folclórico, iniciando-se então a recolha do seu repertório e também dos trajes tradicionais da Região em que se insere. Teve a 1º actuação pública no dia 08 de Agosto de 2003, nas festas em honra de S. Lourenço, Padroeiro da nossa Freguesia. O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ermesinde é constituído presentemente por 40 elementos, cujas idades oscilam entre os 2 e os 72 anos.

 

O Serviço de Apoio Domiciliário é executado pela Casa do Povo desde Setembro de 2004 e consiste na prestação de cuidados físicos e psicossociais, individualizados e personalizados ao idoso no seu domicílio, de forma a assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das necessidades básicas e/ou actividades da vida diária, de modo a contribuir para o equilíbrio e bem-estar do idoso. Prestamos actualmente serviço a 35 clientes, de idades compreendidas entre os 47 aos 92 anos.